quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estereótipos

Quem inventou que rosa é cor de menina e azul é cor de menino?

Desde que nascemos recebemos um banho cultural que vai impregnando nossa mente e nosso modo de ver a "realidade". Assim, veremos e classificaremos as diferenças sexuais por cor, preferência, estilo, roupa, profissão e por aí vai. Tanto é verdade isso que há outras culturas em que o azul não é a cor da "masculinidade", mas da paz e tranqüilidade.

Na verdade, a associação de cores ao sexo da criança vem de muito tempo. Na era pré-cristã, acreditava-se que algumas cores poderiam expulsar os espíritos malignos que rondavam a alma ainda indefesa de um recém-nascido, tentando expulsá-la e tomar para si o corpo da criança. Como os bebês do sexo masculino eram mais valiosos, passaram a ser trajados com vestes azuis, cor associada aos espíritos benignos da natureza (talvez por ser a mesma do céu), e as meninas quando recebiam alguma atenção, eram vestidas de preto, a cor da fertilidade nas culturas orientais.

Foi no século XIX que o rosa ganhou a ligação com a feminilidade, influenciada por uma lenda do norte-europeu que diz que as meninas nascem de rosas e os meninos de repolhos azuis. Mas não é em todo mundo que o padrão se disseminou. Na França, devido a associação cristã com a pureza do manto azul de Virgem Maria, por um bom tempo as meninas eram vestidas de azul.

Mesmo com todas as tradições, hoje o mundo é outro. A crendice caiu um pouco e a socialização das cores se resume a um simples conceito: o pré. Estava eu tirando umas cópias não importa onde de documentos importantes, mas que não vêm ao caso. Ao lado uma senhora olha uns rosários e pede à moça para dar uma olhada. Logo vem a pergunta: é para menino ou menina? (ela já tinha pegado o rosa) "Menina", responde a gentil senhora. E ela deixa o rosário ali, rosinha e tirou mais um vermelho escuro, quase um bordô.

Carambolhas! E se a menina gostar de azul? Ou o garoto usar o rosário cor-de-rosa ou vermelho? Estereótipos ridículos. Por acaso isso vai determinar a sexualidade do homem? Se fosse assim, os homosexuais não usariam azul ou preto. Muito menos as lésbicas gostariam do rosa e cores consideradas "mais próprias para as mulheres". Pombas, eu tenho duas camisas rosa e fico muito bem com elas.

Infelizmente esse preconceito inconsciente já se tornou parte da sociedade e vem desde o princípio dos tempos. Mas e se a tradição das cores vem da era pré-cristã como o próprio Cristo seria taxado se gostasse de pintar a túnica de rosa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário