sexta-feira, 16 de março de 2012

Turnê Baú de Histórias passará por Canoinhas

Canoinhas


A programação cultural do Sesc Ler Canoinhas traz à cidade o espetáculo. Finfo Barnabé é um menino criativo e inteligente que nasceu no tempo da pedra lascada. Ele e sua família moravam numa caverna, fria, escura e úmida. Então seus pais começaram a inventar um monte de coisas para ter mais conforto e facilitar a vida e a família. Barnabé era muito feliz... Mas nem tanto. Sua história é o tema do espetáculo criado a partir de bonecos de pano pelo grupo Caravana do Sonhar, de São Bento do Sul. O espetáculo circula por doze cidades de Santa Catarina em março, com sessões gratuitas para todas as idades e será apresentada no Sesc Ler na terça-feira, 27, às 10 e às 15 horas.

Caravana do Sonhar é um dos grupos selecionados para integrar os circuitos culturais do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc) neste ano. A turnê faz parte do projeto Baú de Histórias, que promove o incentivo à leitura a crianças e adultos por meio de espetáculos de contação de histórias. Todas as sessões são gratuitas, e ocorrem em escolas, auditórios e nas próprias Unidades do Sesc.

Durante essa semana, o Sesc apresentou exibições de filmes em escolas municipais, por meio do projeto A Escola vai ao Cinema, voltado à formação de plateia por meio da exibição de obras relevantes do cinema nacional, com o apoio de material didático. O cinema vira instrumento pedagógico na formação do adolescente, desenvolvendo o seu senso crítico e estético, além do interesse pela pesquisa. Oficinas de produção de filmes em animação também fazem parte do projeto, que contribui para a melhoria da qualidade na formação dos cidadãos. Na terça-feira, 20, A Escola vai ao Cinema irá apresentar a partir das14 horas, o filme As Bicicletas de Belleville. As sessões ocorrem nas escolas que solicitam. Maiores informações no Sesc Ler ou pelo telefone 3622-3297.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vereadores de Ponta Grossa derrubam veto e diploma de jornalista será exigido no município

Na última segunda-feira (12/3), a Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa, no Paraná, derrubou o veto do Executivo ao projeto de lei que trata da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o preenchimento de vagas na área na Prefeitura e na Câmara do município proposto pela vereadora Alina de Almeida César (PMDB-PR).

A vereadora Alina de Almeida César, autora do projeto de lei, diz ter ficado frustrada com o veto. No entanto, o Executivo se justificou argumentando que uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF) desobriga o diploma de jornalista para o exercício da profissão. 

Ainda segundo a Alina, os estados e municípios deveriam ter autonomia para legislar sobre o assunto, informa o Jornal da Manhã. “Não é justo com os profissionais de jornalismo obter o diploma depois de anos de estudo e depois ver que esse diploma não é respeitado”, declarou a vereadora.